ATENTO Á VACINAÇÃO | Kleber Nascimento

ATENTO Á VACINAÇÃO

By 27 de abril de 2018 Notícias No Comments

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de junho em todo o país. Um dos públicos alvos da campanha são as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, que podem receber a dose da vacina com receita médica.
Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são as doenças crônicas que dão direito a tomar a vacina gratuitamente durante a campanha. “Primeiro é preciso esclarecer que não é o município que define quem pode ou não tomar a vacina gratuitamente. A definição dos grupos prioritários é feita pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, seguindo a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O maior número de questionamentos que temos recebido é com relação aos hipertensos. Pessoas com hipertensão comum não estão na lista do Ministério da Saúde como doentes crônicos e por isso não fazem parte dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha. Apenas as pessoas têm cardiopatias crônicas e que desenvolveram hipertensão com comorbidade é que podem ser vacinadas com receita médica. Mas aí é porque são cardiopatas, e não hipertensos comuns”, explica
a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.
Para serem imunizadas, as pessoas com doenças crônicas devem procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e apresentar aprescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), a carteira de vacina e um documento de identificação pessoal com foto. As salas de vacina do município funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
Além das pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe também tem como público alvo: idosos a partir de 60 anos; gestantes e mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto); crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional.
Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.
As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Lembrando que o Dia D de Vacinação contra a Influenza será no dia 12 de maio, um sábado. Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.
Saiba quais são as categorias de risco clínico (doenças crônicas) com indicação para receber a vacina contra a gripe em 2018:

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS:
* Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);
* DPOC;
* Bronquiectasia;
* Fibrose Cística;
* Doenças Intersticiais do pulmão;
* Displasia broncopulmonar;
* Hipertensão arterial Pulmonar;
* Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

DOENÇAS CARDÍACAS CRÔNICAS:
* Doença cardíaca congênita;
* Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;
* Doença cardíaca isquêmica;

* Insuficiência cardíaca.

DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS:
* Doença renal nos estágios 3, 4 e 5;
* Síndrome nefrótica;
* Paciente em diálise.

DOENÇAS HEPÁTICAS CRÔNICAS:
* Atresia biliar;
* Hepatites crônicas;
* Cirrose.

DOENÇAS NEUROLÓGICAS CRÔNICAS:
* Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença
neurológica;
* Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC,
Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;
* Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
* Deficiência neurológica grave.
Diabetes:
* Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão:
* Imunodeficiência congênita ou adquirida
* Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

OBESOS:
* Obesidade grau III.

TRANSPLANTADOS:
* Órgãos sólidos;
* Medula óssea.

PORTADORES DE TRISSOMIAS:
* Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras
trissomias.

Deixe seu comentário